terça-feira, 1 de maio de 2012

REGINA DUARTE E TODOS OS PERSONAGENS DAS NOVELAS DA REDE GLOBO


ANDRÉA (Regina Duarte) – Filha de Rita (Ana Ariel) e Felício (Gilberto Martinho), irmã de Flor (Myriam Pérsia) e Renato (Cláudio Cavalcanti). Jovem simples e generosa, é noiva de Luciano (Geraldo Del Rey) há dez anos e trabalha como vendedora numa loja de departamentos, em Botafogo, no Rio. É fã de automobilismo e torce pelo brasileiro Marcelo Montserrat (Cláudio Marzo), com quem acaba se envolvendo.

RITINHA / RITA DE CÁSSIA (Regina Duarte) – Filha do Dr. Maciel (Ênio Santos), jovem ingênua e romântica, namorada de infância de Duda (Cláudio Marzo). Tinha 12 anos quando ele deixou a cidade.

PATRÍCIA (Regina Duarte) – Jovem órfã honesta e sonhadora. Apaixona-se por Renato (Cláudio Marzo).

SIMONE / ROSANA REIS (Regina Duarte) – filha de Chico (Arnaldo Weiss) e esposa de Cristiano (Francisco Cuoco). Sofre um atentado planejado por Miro (Carlos Verez), amigo de seu marido, finge ter morrido e deixa o Brasil. Volta ao país como uma consagrada artista plástica, sob a falsa identidade de Rosana Reis. Termina a novela com Cristiano, depois de sofrer com as ameaças de Fernanda (Dina Sfat), ex-noiva dele.

CECÍLIA (Regina Duarte) – Jovem romântica, filha de Felipe (Gilberto Martinho). Criada na mansão onde trabalha o pai, é apaixonada por Eduardo (Marcos Paulo), filho mais novo dos patrões.

BÁRBARA (Regina Duarte) – Filha de Nara (Neuza Amaral) e Heitor (Jaime Barcellos), criada pelo pai. Moderna, cheia de problemas existenciais, insatisfeita, tem uma grande necessidade de afirmação. Foi criada dentro de uma moral rígida, conseguindo sua liberdade a muito custo. Está sempre em busca de novas emoções e experiências e, apesar da pouca idade, já experimentou de tudo um pouco. Foi arqueóloga, alpinista, atriz de cinema, pintora, decoradora e dona de butique, mas larga tudo pela metade. Vítima de cegueira psicológica, que a domina quando não consegue controlar uma crise nervosa. Apaixona-se por Pedro Azulão (Juca de Oliveira).

NINA (Regina Duarte) – Jovem idealista, trabalha como professora em um dos mais tradicionais colégios de São Paulo. Seu comportamento, autêntico e íntegro, entra em choque com a moral da época. Disputa com Arlete (Rosamaria Murtinho) o amor de Bruno (Antonio Fagundes).

LUANA CAMARÁ (Regina Duarte) – Nasceu em Casablanca, Marrocos, mas tem raízes brasileiras. Seus pais foram exilados por problemas políticos na época de Getúlio Vargas. Volta ao Brasil para reaver sua fortuna, que foi tomada pela família Rivoredo. Antonio Rivoredo (Carlos Kroeber) era o maior amigo de seu pai e ficou com os bens da família Camará em seu nome, prometendo devolvê-los na ocasião adequada, o que nunca foi feito. Luana possui poderes paranormais, tem visões do futuro e, no decorrer da novela, irá se envolver com outros fenômenos parapsicológicos. Ela reconhece que é capaz de captar energias sobrenaturais, mas tem medo de aceitar a sua condição. Professora formada, é dona de uma personalidade forte, ativa e inteligente, e irá sofrer para conseguir o que quer, até mudar de personalidade e tomar atitudes inesperadas.

VIÚVA PORCINA (Regina Duarte) – Ignorante de berço, mas muito inteligente e intuitiva, especialmente para negócios vantajosos. Ganhou prestígio em Asa Branca com a história de que foi casada com Roque (José Wilker), a quem teria conhecido, quando trabalhava como balconista, em uma das viagens dele para vender santos. Os dois teriam se apaixonado e logo se casado, poucos dias antes de o santeiro voltar à cidade natal e morrer. Em Asa Branca, Porcina foi amparada por Sinhozinho Malta (Lima Duarte), de quem é amante, e virou parte fundamental na manutenção do mito. Sua fazenda é uma das maiores da região, e ela faz questão de ostentar sua riqueza e poder, sempre com grande mau gosto. É tida como santa, mas tem um comportamento muito duvidoso.

RAQUEL ACCIOLI (Regina Duarte) – Simpática, franca e comunicativa. Inicialmente muito simples, mas sem qualquer traço de vulgaridade, é a heroína da novela. Nasceu em Foz do Iguaçu, teve um casamento fracassado com Rubinho (Daniel Filho), um pianista adorável mas sonhador, pouco preparado para a vida prática. A filha, Maria de Fátima (Glória Pires), tinha 11 anos quando Raquel, cansada da insegurança financeira e afetiva, rompeu com o marido e voltou a viver em Foz do Iguaçu. Trabalha como guia de turismo, e tem com a filha o principal conflito da novela: honestidade versus desonestidade. No Rio de Janeiro, apaixona-se por Ivan (Antonio Fagundes), que ela vai disputar com Helena (Renata Sorrah), uma das herdeiras da empresa de aviação TCA. Seu bordão é: “Sangue de Jesus tem poder”.

MARIA DO CARMO PEREIRA (Regina Duarte) — Filha de Onofre (Lima Duarte) e Neiva (Nicette Bruno). Bonita, meio grossa, de passado pobre, muito inteligente e excelente negociante. Empresária de sucesso, tem vários negócios. Fez fortuna junto com o pai a partir de um ferro-velho, daí o apelido de “Rainha da Sucata”. Quer conquistar os Jardins, e percorre um longo caminho de mudanças e adaptações até que isso aconteça. Às vezes é cômica, outras trágica, mas sempre absolutamente humana.

HELENA SOARES (Regina Duarte) – Mãe de Joyce (Carla Marins), com quem vive uma relação de muito amor e amizade. Não chegou a se casar com Edgar Assunção (Nuno Leal Maia), pai da jovem, mas morou com ele muitos anos. Fez dois anos de faculdade, sonhou formar-se em Letras, mas, ao conhecer Assunção, um desportista de sucesso, foi ficando cada vez mais dona de casa. Sente-se atraída pelo médico Carlos (José Mayer), mas, para viver seu amor, terá que enfrentar a rivalidade de Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).

HELENA VIANA (Regina Duarte) – Divorciada de Orestes (Paulo José) com quem teve uma única filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Com parte da herança que recebeu pela morte do pai, comprou um apartamento no Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, viajou, educou primorosamente a filha e investiu em um estúdio de decoração, em sociedade com uma amiga, Flávia (Maria Zilda Bethlem). É uma mulher independente, sensual, que aceita desafios e sabe enfrentar dificuldades. Mas sempre age mais com o coração do que com a razão. É inteligente e intuitiva. Em uma viagem que faz a Veneza, na companhia da filha, conhece Atílio (Antonio Fagundes), daí nascendo uma atração mútua que resulta no grande amor da história. Helena é irmã de Virgínia (Ângela Vieira) e Pedro (Otávio Augusto).

ANDRÉA VARGAS (Regina Duarte) – Filha de Mercedes (Amélia Bittencourt) e Atílio (Hugo Carvana), irmã de Júlia (Glória Pires). Estilista, dona de uma marca poderosa com seu nome. Está casada há mais de 20 anos com Bruno Vargas (José de Abreu), sem ter tido filhos. Mulher com alto senso estético, discreta e chique sem ser esnobe. É também uma crítica feroz das desigualdades e injustiças. Adora seu marido, que considera mais do que sócio; para ela, eles são cúmplices – juntos criaram a marca. No decorrer da trama, reencontra o ex-noivo Diogo (Herson Capri), com quem volta a se envolver, e descobre que foi adotada, sendo irmã de sua rival, Selma (Alessandra Negrini).

HELENA CAMARGO VARELLA (Regina Duarte) - Médica obstetra que, quando a novela começa, vive uma crise no casamento com Greg (José Mayer). Não se realizou como mãe, já que a única filha que gerou morreu ainda criança. Com ela moram a fiel empregada Lídia (Thalita Carauta) e o filho de uma ex-empregada, o jovem Salvador (Jorge de Sá), que ela praticamente adotou após a morte da mãe. No hospital onde trabalha, mantém uma relação tumultuada com o médico Diogo (Marcos Paulo), de quem foi namorada quando estava na faculdade. Helena se defronta com um dilema grave quando Nanda (Fernanda Vasconcellos) dá à luz uma criança com síndrome de Down, rejeitada pela avó. Apegada ao bebê, ela adota a menina.

WALDETE (Regina Duarte) - Misteriosa visitante de Caramirim, Waldete – “com W”, como ela faz questão de dizer – é despachada, pragmática, sábia, divertida e sem papas na língua. Intrometida e picaresca, tem uma percepção fora do comum para o estado de espírito, as preocupações e os problemas da maioria das pessoas. E reage de imediato, como um manual ambulante de autoajuda. Waldete é respeitada, admirada e querida por muitos, mas é também detestada, e até mesmo temida, por Violeta (Vera Holtz), por ameaçar revelar um segredo da vilã. Em função disso, praticamente se impõe para trabalhar como governanta na casa dos Áquila. No início, todos estranham sua presença na casa, mas, aos poucos, ela conquista os membros da família: Alcides (Marcos Caruso), Dora (Cláudia Abreu), Marquinho (Vitor Novello) e Paulinho (Kayky Brito).

ANTONINHA (Regina Duarte) – Esposa de Gabriel (Juca de Oliveira), mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). É dona de uma estância na região do Araguaia, fundada por seus ancestrais Antonia (Alice Motta) e Apoena (Diogo Oliveira). Sua família é vítima de uma maldição, que fez com que seu filho tivesse de ser criado longe do Araguaia e, consequentemente, longe dela. Por conta disso, carrega a dor de não ter convivido com Fernando e de tê-lo entregado a Mariquita (Laura Cardoso). Seu grande inimigo, Max (Lima Duarte), é apaixonado por ela. Antoninha, no entanto, nunca o amou e passou a detestá-lo ainda mais depois que ele prejudicou Gabriel. Seu marido precisou fugir da região depois de ter sido acusado pelo vilão de defender o comunismo. Antes de morrer, Antoninha tenta alertar o filho sobre a maldição, mas ele não lhe dá ouvidos.

CLÔ HAYALLA (Regina Duarte) – Mulher de Salomão (Daniel Filho) – o casamento foi arranjado entre as duas famílias – e mãe de Márcio (Thiago Fragoso). Clô é uma mulher elegante, fútil e frustrada por não ver em Salomão o homem de seus sonhos. No decorrer da novela, envolve-se com o jovem Felipe Cerqueira (Henri Castelli). Ama o filho Márcio e vive tentando protegê-lo da raiva de Salomão. Após a morte do marido, assassinado por ela, casa-se com o cunhado Samir (Marco Ricca).

 
fonte:memoria globo

Nenhum comentário: