sábado, 13 de março de 2010

NOVELA: NINA (1977)

Novela de época passada entre 1926 a 1929, Nina aborda os conflitos decorrentes da introdução de valores modernos numa sociedade tradicional. O papel-título é vivido por Regina Duarte, jovem professora do interior que inicia sua carreira num dos mais importantes colégios do São Paulo. Ao saber que o colégio havia rejeitado a matricula de Isadora (Izabela Garcia),uma menina de oito anos, porque ela era filha de artistas, a professora manifesta-se contra a decisão. Além dos obstáculos ideológicos, Nina tem de disputar o amor de Bruno(Antônio Fagundes) com outra mulher.

A partir do capitulo 73, uma estudante é assassinada no colégio onde Nina trabalha, e a professora é acusada do crime. Inicia-se uma nova fase da novela. A trama fica mais intensa e movimentada. Nina fez sua estréia em 27/07/77 a 13/01/78 as 22:00hs. Em 1977, estreava Nina (Globo), às 22h, de Walter George Durst, com direção de Fábio Sabag. No final de 1976, o autor preparava a novela que iria substituir Saramandaia, de Dias Gomes, no horário: Despedida de Casado.

Mas a criativa censura vetou, pois julgava o tema (separação de casais, imagina?) muito forte para a TV. O autor, então, teve que fazer uma substituição.Enquanto a emissora reprisava O Bem-amado, de Dias Gomes, ele escrevia a nova obra. A trama girava em torno da doce Nina (Regina Duarte) que se empregava como professora em um rígido colégio, onde a moral da década de 20 estava instalada.

Ela teve que enfrentar alguns obstáculos, principalmente a família do barão Antônio Torres Galba, vivido pelo inesquecível ator Mário Lago, que era um membro ativo do Partido Republicano Paulista. A luta da moça para impor novas idéias e o seu amor pelo italiano Bruno (Antônio Fagundes) foram muito criticados, por causa dos costumes da época. Arlete (Rosamaria Murtinho), filha do barão que disputava comNina o amor de Bruno também desagradou a alguns. No meio deles girava a boate Lyra das Mimosas, comandada por Madame Naná (Elza Gomes, que saudade!).

A atriz Regina Duarte voltava à telinha, depois de três anos ausente, e começava a apagar a imagem de namoradinha do Brasil, o que se consolidaria com a série Malu Mulher, em 1979. A novela foi prejudicada pela censura, que impedia o aquecimento da história. Foi a primeira novela na Globo do ator Fábio Jr., como o Anjo (Alvinho). É importante que as pessoas não confundam esta novela com Gina, de Rubens Ewald Filho, de 1978, que foi exibida no horário das 18h, tendo Christiane Torloni como protagonista.

A obra contava com Maria Fernanda, Regina Viana, Marcos Paulo, Osmar Prado, entre outros. Personagens, cenarios, da trilha sonora sensacional e do elenco realmente inspirado...'nina' é fruto de uma novela proibida ('Despedida de Casado'), assim como 'pecado capital', um ano antes, tambem tinha sido resultado de uma outra novela, igualmente vetada pela censura ('Roque Santeiro'), e que obteve grande sucesso de audiencia e prestigio...'Nina' era muito bem produzida, a época retratada (anos 20) era primorosa, tanto na direçao de arte, como texto e direçao, enfim, um dos muitos acertos da globo, na fecunda decada de 70...

no numeroso elenco, rosamaria murtinho ('Arlete Galba') era um grande destaque, assim como elza gomes ('Madame Naná') e suas 'meninas' dançarinas de um cabaré, antonio fagundes ('Bruno'), osmar prado ('Morungaba'), mario lado ('Galba'), jose lewgoy, maria fernanda e, principalmente, regina duarte, no papel titulo e ja se despedindo do rotulo de 'namoradinha do brasil', ainda que 'Nina' pudesse ser considerado um personagem com as caracteristicas de uma heroina romantica...pra quem viu, certamente, trata-se de uma telenovela com muitos atributos e qualidades, bem acima da média, mesmo tendo sido escrita numa epoca onde se ousava e acertava mais...pra sempre, na memória!

CURIOSIDADES DA NOVELA NINA

Antonio Fagundes fala do seu personagem Bruno:Meu primeiro papel italiano fiz em uma novela de Walter Jorge Durst, "Nina". Inclusive, a Regina Duarte trabalhou comigo, em 1977. E o primeiro italiano a gente nunca esquece: o personagem se chamava Bruno. Depois, fiz um outro personagem de um autor italiano que fez muito sucesso, e foi muito importante para minha carreira. Mario Lago ganhou premio com a novela Nina!!

Em 1977, lançou o livro "Bagaço de Beira-Estrada" e interpretou o personagem Antônio Galba na novela "Nina", de Walter George Durst, com o qual ganhou o prêmio de melhor ator da Associação Paulista de Críticos Teatrais. * A novela que Walter George Durst planejava era Despedida de Casado, mas ela foi censurada. Na verdade, quando começava a produzir a substituta das 22h, a Rede Globo mandou quatro sinopses para serem apreciadas pela censura:

O Casamento (nome provisório de Despedida de Casado), Dona Flor e Seus Dois Maridos, A Vida Como Ela É' e A Vida Escrachada de Baby Stompanato. Destas, apenas O Casamento havia sido aprovada, mas quando os censores viram em vídeo os trinta capítulos de Despedida de Casado que já haviam sido gravados, a opinião mudou, trazendo prejuízo de cinco milhões de cruzeiros.*

Praticamente todo o elenco de Despedida foi reaproveitado para Nina* Foi um dos mais apurados trabalhos de criação até a época, mas acabou não agradando o público.* Entre Saramandaia e Nina, foi reprisada a novela O Bem Amado, em compacto de 60 capítulos, de janeiro a julho de 1977. chamada na fase 2

Na segunda fase da novela ,a chamada mudou para "Nina , A la Garçone " e o corte de cabelo de Regina Duarte também mudaria .

Globo - 22h

de 27 de junho de 1977 a 14 de janeiro de 1978

142 capítulos

novela de Wálter George Durst

roteiro final de Wálter Avancini

direção de Fábio Sabag

direção teatral (Lyra das Mimosas) de Klaus Vianna

supervisão de Wálter Avancini

TRAMA:

Nina se emprega como professora no rígido colégio, onde a moral da década de 20 está instalada em todos os seus conceitos. Ao saber que a escola havia rejeitado a matrícula da menina Isadora porque ela é filha de artistas, a professora manifesta-se contra a decisão. A partir daí, a trama se desenrola contrapondo os ideais de Nina aos dos personagens conservadores. Através de seus liberalismos, ela enfrentará obstáculos intransponíveis, principalmente com a família do barão Antônio Torres Galba, membro ativo do PRP - Partido Republicano Paulista.

Sua luta para impor novas idéias e o seu amor pelo italiano Bruno são duramente contestados, pelos costumes da época em relação à sua posição, e por Arlete, filha do barão, na disputa de Bruno. Ele é um imigrante italiano que administra os bens da família Galba. Arlete se apaixona pelo homem de confiança de seu pai e faz de tudo para conquistá-lo.

Mas um crime acontece no colégio onde Nina trabalha. Uma aluna é assassinada, e a culpa recai sobre a professora, que passa a lutar por sua inocência.

ELENCO

REGINA DUARTE - Nina
ANTÔNIO FAGUNDES - Brunoa família Galba
ROSAMARIA MURTINHO - Arlete
MÁRIO LAGO - Antônio Torres Galba
MARIA FERNANDA - Mariana
REGINA VIANA - Marta
KÁTIA D'ANGELO - Maria Clara
SÔNIA REGINA - Ana Cândida
MÁRIO CARDOSO - João Cláudioos Mordedores
MARCOS PAULO - Miguel
OSMAR PRADO - Morungaba
CARLOS GREGÓRIO - Nélio
FÁBIO JÚNIOR - Anjo (Alvinho)os dançarinos
JOSÉ LEWGOY - Professor Frasão
ISABELA GARCIA - Isadoraa Lyra das Mimosas
ELZA GOMES - Madame Naná
MARIA CLÁUDIA - Doralda
LÚCIA ALVES - Chiquinha
MARIA HELENA VELASCO - Geni
ANA MARIA NASCIMENTO E SILVA - Iracema
MARÍLIA BARBOSA - Mazinhaos cineastas
ARY FONTOURA - Fialho
MARIA ZILDA - Mimio colégio
JOSÉ AUGUSTO BRANCO - Dr. Lourival
SÔNIA OITICICA - Angélica
ARACY CARDOSO - Dalva
MARIA POMPEO - Clorinda
NORMA SUELY - Sagradaos estudantes
LAURO GÓES - Clemente
PAULO RAMOS - Afrânio
VANÍSIO MELLO - Clóviso povo
BRANDÃO FILHO - Simão
ROSITA TOMÁZ LOPES - Marcolina
LÚCIA MELLO - Tetéia
PAULO GONÇALVES - Arturo
REGINA MACEDO - Antonela
TELMO AVELAR - José Alípio
CHICA XAVIER - Escolástica
FERNANDO JOSÉ - Anacleto Fonseca
FERREIRA LEITE - Sinésio
LINA ROSSANA - Rosário
ROSANA PENNA
LUIZ ARMANDO QUEIRÓZ - Dr. Agripino
CLÁUDIO CAVALCANTI - Grimaldi

BASTIDORES:

No final de 1976, Wálter George Durst preparava a novela substituta para Saramandaia no horário das dez. Escrevia Despedida de Casado. A novela estava com produção adiantada e capítulos gravados quando foi vetada pela censura, por julgar o tema (separação de casais) impróprio. Durst teve que preparar uma substituta. Enquanto a Globo reprisava O Bem Amado, ele começou a escrever Nina, que aproveitou o elenco original de Despedida de Casado.

Estrelada por Regina Duarte, no papel-título, afastada há três anos e meio das novelas, Nina começava a apagar da atriz a imagem de "Namoradinha do Brasil", o que se consolidaria com a série Malu Mulher a partir de 1979.

Um dos mais apurados trabalhos de criação dos que tiveram acesso à televisão até então. Tão apurado que não motivou o grande público.

Uma mudança na história, a partir do assassinato de uma aluna no colégio, motivou uma sequência - Nina, À La Garçonne, assim intitulada devido ao corte de cabelo que a personagem é obrigada a fazer. Muito prejudicada pela censura, que quase deixava impraticável o seguimento da ação.

As cenas externas de época foram gravadas na Estação da Luz, na capital paulista; em Bananal, limite dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo; em Santa Teresa, Praça Mauá, Centro e Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro.

Primeira novela na Globo do ator-cantor Fábio Júnior.

Cláudio Marzo, que integrava o elenco de Despedida de Casado, gravou 20 capítulos de Nina e saiu. Seu personagem ficou com Marcos Paulo.

Não confundir Nina com Gina, novela das 18 horas de Rúbens Ewald Filho, produzida em 1978 com Chrstiane Torloni no papel-título

TRILHA SONORA:
Trilha Sonora Nacional


1.Vamos Deixar de Intimidade - João Nogueira
2.Paciente - César Costa Filho
3.Brejeiro - A Cor do Som
4.Eu Dei - Marília Barbosa
5.Nêgo Véio Quando Morre - Os Originais do Samba
6.Apanhando Papel - Luiz Ayrão
7.Primeiro Amor - Altamiro Carrilho (tema de abertura)
8.Quem É - Sônia Santos e Grande Otelo
9.Atraente - Os Turunas da Paulicéia
10.Há Uma Forte Corrente Contra Você - Os Frajolas
11.Choro e Poesia - Altemar Dutra
12.Urubu Malandro - Betinho e Seu Conjunto
13.Flor Amorosa - Maria Martha
14.O Almofadinha - Ivon Cury

 Trilha Sonora Internacional

1.Charleston - Enoch Light & The Light Brigade
2.Whispering - Bing Crosby
3.Yes Sir, That's My Baby - The Good Old Times
4.Swanee - Al Jolson
5.12th. Street Rag - Jerry Smith
6.Marie - Enoch Light & The Light Brigade
7.Baby Face - The Gatsby Brothers
8.Edelweiss - Myron Floren
9.Blue Skies - Frank Sinatra & Tommy Dorsey Orchestra
10.Sweet Georgia Brown - Traditional Jazz Band
11.It Had To Be You - Sammy Kaye
12.On The Sunny Side Of The Street - Louis Armstrong
13.'29 - Ralph Richardson
14.Mala Femenna - Giacomo Rondinella (tema de Nina e Bruno)
15.I'm Alone - Fleming
16.Come Back Please - Danny Davis

Nenhum comentário: