quarta-feira, 28 de maio de 2008

NOVELA: IRMÃOS CORAGEM (1970)



Três amores de coragem!!!
João Coragem ama Lara a filha do seu pior inimigo, Jerônimo ama a sua própria irmã de criação e para fugir de uma paixão que acredita ser proibida, ele acaba se emvolvendo com Lídia Sirqueira (Sonia Braga) filha de um político local.O terceiro irmão Duda, gosta da ingênua Ritinha (Regina Duarte),mas deixa a moça em Coroado para ir para o Rio de Janeiro,onde se torna um grande craque do Flamego. De volta à cidade, duda aparece com outra mulher, Paula (Mirian Pérsia).O comflito de Duda se agrava quando Ritinha engravida delde. Irmaos Coragem é reconhecida até hoje, como um grande sucesso da Rede Globo, que deu mais audiência do que o final da copa de 1970.Um excelente elenco, encabeçava as tramas centrais da novela. Os Irmãos "Coragem", eram vividos por Tarcisio Meira,claudio Marzo e Claudio cavalcanti.  Seus amores, respectivamente eram de Glória Menezes, Regina Duarte e Lucia Alves. Os valentes irmãos, eram filhos da guerreira Sinhana, personagem de Zilka Salaberry. Muitos pensam que "Irmãos Coragem" foi a novela mais longa produzida pela Rede Globo, mas cabe a novela "A Grande Mentira", da Rede Globo 1968, o titulo de mais longa da Globo, com 341 capítulos. Cabe a Irmãos Coragem, o titulo de novela mais longa preservada em VT. Participação também de Lêda Lucia, Sonia Braga, Gilberto Martinho, Glauce Rocha, entre outros. Foi reprisada em forma compacta de 2h30 em 1980 (Festival 15 Anos da Globo), e em 20 capítulos (Festival 25 anos), em 1990. A trilha foi o milagre econômico!!!!

Em 1970, o “milagre econômico” enchia os olhos dos consumidores de norte a sul e a televisão começava a fazer parte do dia a dia do povo. A novela já aglutinava o brasileiro em volta da sala. Vizinhos curiosos se aglomeravam na janela dos mais afortunados, para ver Irmãos Coragem. Os discos de trilhas de novelas eram bem diferentes dos de hoje.

A Som Livre estava pra nascer, como um selo distribuído pela Odeon. Até aí os discos de trilhas da Globo saíam pela PHILIPS. É o caso de Irmãos Coragem, trilha sonora da novela de Janete Clair. Arranjadores do porte de Dori Caymmi, Luiz Eça e Waltel Blanco comandavam tudo. A música título, da parceria Nonato Buzar - Paulinho Tapajós, até hoje é lembrada por muitos (Manhã despontando lá fora, manhã já é sol, já é hora, e os campos se abriram em flor....). A versão instrumental também ficou marcada, na interpretação da Banda das Cores Mágicas. Luiz Carlos Sá (antes do trio Sá, Rodrix e Guarabyra), cantava, de sua autoria, o tema de Jerônimo.

 Denise Emmer, filha da autora do folhetim, fazia sua estréia como compositora e intérprete, ao lado de Marcus Pitter (por onde anda ?). O violão de Dori não podia faltar, em Porto Seguro (Dori Caymmi). É uma trilha inesquecível. Se você não conhece, certamente vai achar estranho se eu disser que há uma versão curiosíssima da Bachiana n.º 05, do Villa Lobos, com um berimbau ao fundo, e Joyce nos vocais. O inusitado não para por aí; tem também Regina Duarte, com uma doce voz cantando uma canção de Paulinho Machado, intitulada Minhas Tardes de Sol, que a Beth Carvalho, na fase pré-samba, havia gravado pouco tempo antes. Os demais intérpretes são: Maysa, Tim Maia, Maria Creuza, Luiz Eça e Eustáquio Sena. Curiosidades!!!!

Irmãos Coragem é tida como a primeira novela que os homens assumiam que assistiam. Uma união de faroeste, futebol (com o país embalado pela Copa do México) e romance que resultou numa das mais importantes novelas da Rede Globo e da TV brasileira. Nessa versão, dos atores que faziam os irmãos, dois tinham o nome de Cláudio: Marzo (Duda) e Cavalcanti (Jerônimo).

No remake de 1995, era dois Marcos: Palmeira (João) e Winter (Duda).Cláudio Marzo e Regina Duarte tiveram o desfecho de seu casal Duda e Ritinha antecipado para que pudessem sair da novela e começar as gravações de Minha Doce Namorada, que foi ar às 19h.A cidade cenográfica que representava a fictícia Coroado foi construída no local onde hoje se localiza o Barra Shopping, no Rio de Janeiro.Irmãos Coragem foi reapresentada em três ocasiões pela emissora: em 1980, num compacto que integrou o Festival 15 Anos; no mesmo voltaria a ser reapresentada, dentro do TV Mulher, pelas manhãs; e em 1990, no Festival 25 Anos, compactada em 20 capítulos.

TRAMA:

Em Coroado, uma vila do interior do estado de Goiás, a luta dos irmãos Coragem - João (Tarcísio Meira), Duda (Cláudio Marzo) e Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) -, quando a injustiça maior cai sobre o mais velho, João, que tem roubado seu diamante achado no garimpo. Mas a história tinha outros focos de interesse: o sofrido amor entre Jerônimo e sua irmã de criação, a índia Potira (Lúcia Alves); os dramas psicológicos de Maria de Lara (Glória Menezes) com três personalidades (Lara, de comportamento reprimido, Diana, de caráter esfuziante, e Márcia, um paralelo entre as duas).

Um caso de amor nasce entre João e Lara, tumultuado pelo distúrbio mental dela e por sua subserviência ao pai, o temível Coronel Pedro Barros (Gilberto Martinho), senhor absoluto de Coroado.Antes do fim da trama, a pedido da Rede Globo, Janete Clair afastou de Irmãos Coragem o casal formado por Regina Duarte (Ritinha) e Claudio Marzo (Duda).Os dois atores deixaram o elenco para serem protagonistas de Minha Doce Namorada, novela de Vicente Sesso, exibida a partir de abril de 71 no horário das 19h.

Com essa novela, a atriz ganhou o título de A Namoradinha do Brasil, referência até hoje na carreira de Regina. Regina Duarte ficou grávida pela primeira vez quando já gravava Irmãos Coragem. Janete Clair criou então uma gravidez para a personagem Ritinha, que ganhava uma filha com o nome de Gabriela. Regina deu à luz uma menino, André, mas, em 1973, grávida novamente, a atriz teria finalmente uma filha batizada de Gabriela. Em 1995, já atriz profissional, Gabriela viveu Ritinha no remake de Irmãos Coragem. Mais Regina Duarte: a atriz estreou como cantora na trilha de Irmãos Coragem que destacou a faixa título interpretada por Jair Rodrigues.

No LP lançado em 1970 Regina Duarte interpretava a canção Minhas Tardes de SolIrmãos Coragem foi a primeira novela exportada pela Rede Globo e teve sua exibição negociada com emissoras do México, Argentina e Porto Rico.Apesar de ter sido construída no km 4 da Estrada Rio-Santos, num ponto deserto distante dos grandes centros cariocas, a cidade cenográfica de Coroado virou ponto turístico. A romaria diária de visitantes inesperados atrapalhou, e muito, as gravações.

Irmãos Coragem  (1970) foi a primeira novela exportada da Rede Globo e teve sua exibição negociada com emissoras do México, Argentina e Porto Rico. A trama incluía no seu elenco de 80 atores uma iniciante que não demoraria a fazer muito sucesso: Sonia Braga, no papel de Lídia, mulher de Jerônimo (Cláudio Cavalcanti).  Irmãos Coragem é tida como a primeira novela que os homens assumiam que assistiam. Uma união de faroeste, futebol (com o país embalado pela Copa do México) e romance que resultou numa das mais importantes novelas da Rede Globo e da TV brasileira.

 Nessa versão, dos atores que faziam os irmãos, dois tinham o nome de Cláudio: Marzo (Duda) e Cavalcanti (Jerônimo). No remake de 1995, era dois Marcos: Palmeira (João) e Winter (Duda).* Cláudio Marzo e Regina Duarte tiveram o desfecho de seu casal Duda e Ritinha antecipado para que pudessem sair da novela e começar as gravações de Minha Doce Namorada, que foi ar às 19h.

 A cidade cenográfica que representava a fictícia Coroado foi construída no local onde hoje se localiza o Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Irmãos Coragem foi reapresentada em três ocasiões pela emissora: em 1980, num compacto que integrou o Festival 15 Anos; no mesmo ano voltaria a ser reapresentada, dentro do TV Mulher, pelas manhãs; e em 1990, no Festival 25 Anos, compactada em 20 capítulos.

A novela marcou a estréia da atriz Sônia Braga na televisão.* É a mais longa telenovela produzida pela Rede Globo, com 328 capítulos. O GRANDE ELENCO...É PRECISO CORAGEM!!

ELENCO:
Tarcísio Meira - João Coragem
Glória Menezes - Maria de Lara, Diana e Márcia
Cláudio Cavalcanti - Jerônimo Coragem
Cláudio Marzo - Eduardo Coragem (Duda)
Regina Duarte - Rita de Cássia (Ritinha)
Gilberto Martinho - Coronel Pedro Barros
Zilka Salaberry - Sinhana Coragem
Lúcia Alves - Potira
José Augusto Branco - Promotor Rodrigo César
Glauce Rocha - Estela
Mirian Pires - Dalva
Carlos Eduardo Dolabella - Delegado
Diogo Falcão
Emiliano Queiroz - Juca Cipó
Neuza Amaral - Branca
Hemílcio Fróes - Lourenço / Bianchini
Myriam Pérsia - Paula
Milton Gonçalves - Braz Canoeiro
Suzana Faíni - Cema
Ênio Santos - Dr. Maciel
Ana Ariel - Domingas
Macedo Neto - Padre Bento
Renato Master - Dr. Rafael
Sônia Braga - Lídia
Paulo Araújo - Hernani
Dorinha Duval - Carmem Valéria
Michel Robin - Alberto
Jurema Pena - Indaiá
Francisco Dantas - Dr. Paulo
Antonio Andrade - Neco
Dary Reis - Lázaro
Telmo de Avelar - Fausto
Estelita Bell - Regina
Arthur Costa Filho - Gentil
Lourdinha Bittencourt - Manuela
Ivan Cândido - Delegado
Gerson de Castro Arnaldo Weiss - Damião
Ângela Leal - Yolanda
Monah Delacy - Deolinda
Jacyra Silva - Beatriz
Leda Lúcia - Margarida
Zeny Pereira - Virgínia
Francisco Milani - promotor Moacyr
Deriquém - Jarbas
José Steinberg - Mr. Laport
Ivan de Almeida - Antônio
Isaac Bardavid - Dr. Humberto
Otoniel Serra - Gastão
Átila Almeida - Beato Zacarias
Ana Maria Lage - Nita
Yara Amaral - Tula
Felipe Wagner - Siqueira
Antonio Vítor - Sebastião Coragem
Sônia Clara
Rômulo D'Angelo
Francisco Serrano
Valdir Onofre
Fernando José
Nelson Caruso
Júlio Garcia Navarro de Andrade
Mauro Braga
Miguel Carrano
Jomeri Posoli
Clementino Kelé
Cláudio Ramos
Castro Viana
Fredy Nabhan
Alceste Castelani
Terciliano Júnior
Delorges Caminha
Leônidas Bayer
Maria Esmeralda
Rafael Vizarro

TRILHA SONORA:

1.Irmãos Coragem - Jair Rodrigues (tema de abertura)
2.Jerônimo - Luiz Carlos Sá (tema de Jerônimo)
3.Minhas Tardes de Sol - Regina Duarte (tema de Ritinha)
4.Ondas Médias - Umas & Outras
5.Porto Seguro - Banda Cores Mágicas
6.Coroado - Denise Emmer & M. Pitter (tema de locação)
7.Nosso Caminho - Maysa (tema de João e Lara)
8.Irmãos Coragem - Banda Cores Mágicas
9.João Coragem - Tim Maia (tema de João)
10.Flamengo, Flamengo - Maria Creuza (tema de Duda)
11.Branca - Luiz Eça (tema de Diana)
12.O Amor Maior - Eustáquio Sena
13.Bachianas No. 5 - Joyce
14.Menina - Paulinho Nogueira (tema de Potira)

MAIS...

"Irmãos Coragem"


Foi Uma Novela Exida Em Preto E Branco,Com Direção De Daniel Filho E Autoria e Janete Clair,Pela Tv Globo Entre 29 De Junho De 1970 E 15 De Junho De 1971.A Novela Conta A História De 3 Irmãos - João, Duda E Jerônimo,Que Vivem Em Coroado,Vila Do Interior Goiano.João,O Mais Velho Deles,Tem E Meio De Uma Luta Seu Diamante Achado No Garimpo Roubado.Mas A História tinha outros Focos De Interesse: O Sofrido Amor Entre Jerônimo E Sua Irmã De Criação, A Índia Potira; Os Dramas Psicológicos De Maria De Lara, Com Três Personalidades (Lara, De Comportamento Reprimido, Diana, De Temperamento Esfuziante, E Márcia, Um Paralelo Entre As Duas). Um Caso De Amor Nasce Entre João E Lara, Tumultuado Pelo Distúrbio Mental dela E Por Sua Subserviência Ao Pai, O Temido Coronel Pedro Barros, Senhor Absoluto De Coroado.

Mas, Enquanto Ao Disco, Além De Ter Sido Mais Uma Trilha Sonora Que Na Época Saiu Pelo Selo Philips,Os Destaques Do Álbum São : A Faixa De Abertura, Interpretada Na Voz Do Cantor Jair Rodrigues, E "João Coragem", Na Voz Do Saudoso Tim Maia. O Curioso É Que A Segunda Se Trata De Uma Versão De "Padre Cícero", Que Tim Gravou No Seu Primeiro Lp Pela Polydor Ainda Em 1970.

Nenhum comentário: