terça-feira, 27 de maio de 2008

A GRANDE DIVA DA TV REGINA DUARTE


DEPOIMENTO DE REGINA DUARTE,INÉDITO!!!!

REGINA DUARTE, atriz“Estreei na Rede Globo de Televisão, sob a direção de Daniel Filho, na novela Véu de Noiva, de Janete /clair. Aliás, meu primeiro beijo na televisão foi com Daniel, na novela A grande viagem, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior, sob a direção de Walter Avancini, onde trabalhamos juntos pela primeira vez.

Temos uma cumplicidade profissional que se estendeu ao longo dos anos por incontáveis trabalhos, englobando, além de novelas, casos especiais, minisséries, filmes e teatro.A experiência de Daniel como ator é fundamental para seu sucesso como diretor.

A sensibilidade para entender o ator, ajudá-lo a compor seu personagem, saber o que pode exigir, ser paciente, humano, só é possível plenamente em um diretor que tenha conhecido o outro lado. O Daniel também tem uma sensibilidade toda especial na direção de mulheres: ele conhece muito bem a alma feminina.

O trabalho mais marcante que fizemos juntos e o que mais me agrada, foi Malu Mulher. É um clássico, O primeiro capítulo, que vez por outra revejo, é perfeito. Daniel conseguiu extrair o melhor da cenografia, da iluminação, dos figurinos, das câmeras. Se existe um exemplo de perfeição na televisão, é o primeiro capítulo de Malu.

Daniel é o profissional que, no sentido macro – de ponta a ponta -, mais conhece televisão no Brasil. Ele conhece os segredos e os mecanismos de todas as fases necessárias para a produção de um programa – e tem a qualidade única, não compartilhada por nenhum outro diretor ou produtor, de pensar um produto exclusivamente para a tevê.

Daniel, ao dirigir um programa, consegue ter em mente não apenas os milhões de espectadores dos grandes centros urbanos, mas também a solitária família perdida no meio da Amazônia diante de um precário aparelho preto e branco. O estilo de trabalhar de Daniel é rigoroso, exigente, típico de um diretor que sabe exatamente o que quer. Mas não é rígido e radical. Ele sabe ouvir. Mas engana-se quem pensa que ele é o tempo todo perfeito, bonzinho. Como todos nós, às vezes, ele sabe ser malvado ou cruel, mas isso faz parte do jogo. Daniel é leal, honesto e sua qualidade é a humanidade do trabalho. Com todos que trabalham com ele, dos mais humildes às estrelas.

Nenhum comentário: